sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Palestra do antropólogo Massimo Canevacci

***Palestra organizada pelo LABIM (Laboratório da Imagem da Comunicação Visual Urbana), em um encontro chamado 1o Simpósio sobre Comunicação Visual Urbana, realizado no dia 25 de novembro de 2005 na FAU Maranhão, sede do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Obrigado, muito , muito obrigado ao Prof. Issao Minami pelas suas palavras , eu fiquei muito , muito comovido pelas suas expressões e não somente de amizade , mas também de uma vontade muito clara, que descobri justamente aqui em São Paulo de fazer pesquisa no que poderia ser não só no passado, mas também no presente inovador porque para mim São Paulo foi fundamental, o conceito de comunicação urbana para mim nasce aqui . Nas minhas primeiras experiências em São Paulo, queria só dizer que naquele dia que cheguei era um dia de carnaval, o primeiro dia de carnaval , então no aeroporto não havia ninguém , porque ninguém poderia estar no aeroporto , então nisso eu fiquei ...não falava o português, também agora eu falo o português com algumas dificuldades e aqui "são" alguns amigos que podem me ajudar , que falam também italiano , então desculpe as vezes meu português é bom e as vezes não funciona, então esperamos que funciona sempre, mas no caso para pedir ajuda.

A segunda coisa que eu queria dizer é a condição da Metrópole é fundamental, a minha palestra será como focalizando a mudança dos códigos visuais na metrópole contemporânea , e eu acho que para desenvolver esse tipo de assunto é fundamental , também seria fundamental também utilizar os sunidos "sound", mas, infelizmente, por problema técnico não dá pra acompanhar a minha palestra com a música, eu queria fazer isso, não dá, então eu acho que somente no final eu poderia fazer escutar alguns momento de musica que eu queria muito, porque para mim é fundamental dizer isso que o conceito de polifonia é um conceito que está dentro da comunicação visual , mas é também relação com os "sunidos" não seja somente como musica, mas também como som também com o silêncio, bom o silêncio na Metrópole(...) é difícil de escutar-lo mas a experiência da contemporaneidade que talvez o silêncio não existe , mas não existem também outras coisas. Bom eu queria também dizer que a minha palestra queria que ser de um jeito mais seminarial e para mim um jeito seminarial é que se você tem uma pergunta fazer, pra mim é um prazer, você é somente "alçar" a mão e assim a gente poderia fazer uma coisa mais "dialegica" e mais polifônica , então cada pergunta pra mim é um momento excelente para esclarecer o meu ponto de vista, e será bem vinda. Então tá.


Então, desculpe, o título da minha palestra não tem somente um título , um título diferente o primeiro uma perspectiva metodologia da etnografia comunicação visual , a dimensão da etnografia, que Issao estava dizendo para mim , e isso é fundamental, etnografia não é uma vez era uma dimensão metodológica que pertencerá somente a antropologia , era o momento mais precioso, também mais difícil , mas , mas forte no sentido complexo da pesquisa do campo (...) muito , muito localizada; agora o conceito de etnografia fortunatamente não pertenence somente a antropologia, mas para mim cada pessoa , cada pesquisador que quer conhecer , interpretar e também modificar a forma da comunicação urbana , tem de desenvolver a sua própria etnografia. Então etnografia é também um elemento agora dos " ...." transculturais e não é casual que os filos culturais se desenvolva a etnografia na Metrópole . Ah, eu acho que não é possível desenvolver uma forma inovadora de conhecimento da Metrópole sem etnografia , então sem pesquisa bem micrológica , a relação entre pesquisa do campo , linguagem e forma de representação para mim é fundamental, portanto linguagem não é possível utilizar somente uma forma para dar o sentido da forma da Metrópole . A Metrópole não é somente polifônica , para mim também é transdisciplinar , então se a Metrópole é transdisciplinar , o transito , a dimensão transitiva da metrópole não pode ser localizado num único sentido, numa disciplina ; a forma, as formas das representações não podem que ser transdisciplinar, para mim esse desafio da transdisciplinariedade tem como momento fundamental a nova forma da Metrópole . Porque é um contexto empírico , não é um contexto somente teórico eu não quero enfrentar essa responsabilidade teórica, mas quero sublinhar a grande importância modificadora também do seu jeito de fazer pesquisa no momento do "free work" da etnografia.


Então , alguma imagem que eu vou comentar e outras eu acho que algumas imagens dá para se entender de um jeito também polifônico , então cada pessoa aqui pode interpretar.


Não sei, a luz está fácil para ver ? Está ótimo? Dá para ver, não tem problema.
O titulo segundo, terceiro seria bodyscape location, dress-code que vamos ver depois , alguns conceitos que para mim são fundamentais são conceitos que as vezes escritos em italiano, as vezes em inglês e as vezes em português, então se você tem problema se (...) quando escrito não dá problema , então a questão do mutação , a mutação do corpo é para mim o corpo mutante não é somente o corpo do ser humano , mas também é a mudança do corpo da metrópole , então a Metrópole é não um corpo , uma multiplicidade de corpos.


O segundo conceito é a relação entre sincretismo culturais e tecnologia, também por isso para mim é fundamental porque o sincretismo para mim não é uma coisa atrasada, que é ligada a questão da religião , etc. para mim o sentido complexo do sincretismo contemporâneo é a sua ligação com a tecnologia especialmente com a tecnologia digital . esse digital sincretismo , digital sincrética que é fundamental para mim . A ligação entre tecnologia e sincretismo é uma relação que se coloca também na identidade , a questão da identidade é que se não houve identidade tinha que ser uma fixa, compacta, uma pessoa tinha uma identidade por toda a vida, identidade ligada ao trabalho , identidade ligada ao sexo, a família , ao lugar ; é também a etnogricidade tudo isso profundamente a mudança de identidade para mim é um desafio maravilhoso porque não somente destruir , mas inventar além da nova identidade no cenário é uma coisa rica, preciosa , por isso é preciso desenvolver uma projeto de multiplicidade identidária, isto é identidades híbridas , isso é não somente um desafio, é uma perspectiva que eu " emparei " aprendi pela primeira vez aqui em São Paulo , 21 anos atrás , eu mais ou menos tenho 21 anos, todas as pessoas tinham mais ou menos esse tipo de obsessão sobre a identidade brasileira e para mim era estranho porque o que estava acontecendo , o que eu percebi que estava acontecendo aqui no Brasil, em São Paulo era uma coisa que estava antecipando o que poderia acontecer na Europa e na Itália , poderia, porque tudo mundo sabe que o que esta acontecendo agora na Itália, na Europa especialmente e na França , etc. é que são momentos político cultural para desenvolver um identidade, a identidade européia , a identidade francesa, etc. eu acho isso uma coisa horrorosa que reproduz uma forma de domínio , então nesse sentido a experiência brasileira é além da dimensão política muito tradicional da Europa é identidade híbridas , outro conceito é a Metrópole Comunicacional , para mim o transito da cidade industrial, a Metrópole Comunicacional é o trânsito que está acontecendo agora , esse transito necessita de uma mudança interpretativa, disciplinar , metodológica, escritural e de representação , esse trânsito para mim é significativo, São Paulo foi a maior cidade industrial da América Latina, em parte ainda é , mas o desafio de São Paulo não é ficar na cidade industrial , porque se fosse assim seria sempre mais marginalizada, o desafio da área metropolitana de São Paulo e também de toda essa área metropolitana é transitar na dimensão da comunicação , nesse sentido para mim o conceito tradicional de sociedade é um conceito atrasado. O conceito de sociedade é um conceito que nasceu no início do oitocentos se desenvolveu plenamente na Historia da Industrialização até o século passado XIX, mas agora esse tipo de conceito que é ligado a uma forma da política a dialética, uma forma de partido , uma forma de Estado ou de classes sociais bem determinada, e com tudo isso não dá um sentido muito mais desordenante, transformador que pode ser a comunicação, então Metrópole Comunicacional para mim é o contexto muito mais complexo, flutuante, fragmentário , desordenante, deslocante da contemporaneidade . Na sociedade o conceito era muito mais identidário, singular, na Metrópole Comunicacional tudo é múltiplo, essa multiplicidade pode procurar o susto, medo , um desejo de restabelecer a certeza do passado, mas eu acho que o desafio não é isso , não é restabelecer a certeza da mono-identidade, da monocultura, da mono etnotricidade, e do mono trabalho do passado, mas isso tudo flutuante, fragmentária, múltipla identidade.


Então o conceito que eu tentei apresentar corpo mutante, tecno-sincretismo, identidade híbridas, metrópole comunicacional é no contexto da etnografia da comunicação visual é , são para dizer melhor, elementos conceituais que para mim nasceram dentro desse tipo de conceito , isto é novas formas de conceitos de linguagem nascem dentro da pesquisa, não é um a priori, eu não tinha já esse tipo de conceito , por se eu tenho já um conceito , uma perspectiva eu vou confirmar o que já tinha a priori , eu acho que não é assim que a gente tem de fazer pesquisa, a pesquisa é um desafio sobre a mesma capacidade modificar formas conceituais e também posicionamento corporais, então esse é o desafio da pesquisa , o sujeito pesquisador não pode ficar como era antes da pesquisa, se ele , ela no final da pesquisa é o mesmo de antes significa que a pesquisa não funcionou. Esse é o sentido de deslocamento , aprender a de deslocar que é um paradoxo, um enorme e extraordinário paradoxo. Aprender a se deslocar significa que não pode ficar o mesmo do inicio da minha pesquisa. Então, ta claro, ta claro?
(Pergunta) O que se significa deslocar-se?.
Obrigado, deslocar-se significa que o posicionamento de uma pessoa que faz pesquisa, em particular, significa que eu não tenho uma objetividade do pesquisador , não tenho uma objetividade metodológica conceitual, eu tenho uma dimensão intersubjetiva no meu ponto de vista, que se posiciona , qual o meu posicionamento? O meu posicionamento é em primeiro lugar a critica de cada forma de objetividade , a segunda é explicitar a minhas identidades isso é o posicionamento, então um ser humano que tem uma origem na Itália, em Roma, mas não quero ser romano, italiano, europeu somente , mas tenho uma multiplicidade de fragmentos de identidade e tenho uma "etnotricidade" que não é aparentemente somente não somente africano, afro-brasileiro, etnotricidade é um termo muito, muito perigoso que a antropologia contemporânea coloca em discussão, mas essa explicitação problemática da etnotricidade é também minha, eu tenho uma etnotricidade e se eu quero modificar a forma concceitual e pragmática da etnotricidade eu tenho que dizer que eu tenho e não que não tenho. E tenho um posicionamento espacial, em primeiro lugar é um posicionamento ligado a um lugar , que depois vou explicar melhor.


Mas esse posicionamento espacial para mim significa que eu não tenho somente um pedaço que constitui a minha identidade, mas tenho uma , como dizer, uma não somente multiplicidade genérica, não sei exatamente quantos pedaços tem , quando me vou posicionar eu espero que depois esses pedaços vão se modificar. Então eu tenho um gênero, eu tenho uma idade, mas também o conceito de idade é mais complexo , tenho uma etnotricidade, tenho uma espacialidade, e tudo isso significa que eu me posiciono em identidades que é o resultado complexo, interativo desse fragmentos então esse é um posicionamento inicial quando tenho que fazer uma pesquisa, que tem que explicitar e que por experiência no final sou um pouco diferente , porque para mim a diferença é um desejo , é um desejo bem forte que eu quero colocar na metodologia, e a minha metodologia é a metodologia das diferenças.


Deslocar-se significa também que a forma de orientamento conceitual que eu tinha no inicio não pode ser igual no final . Significa também se eu me desloco os conceitos que eu já tinha não pode funcionar como se não fazendo outra pesquisa. Então como aprender a deslocar os conceitos , como aprender a deslocar identidades, como aprender a deslocar formas de comunicação etc, também o corpo tem uma localização e pra mim o corpo tem de se deslocar isso é o momento da pesquisa do campo, o deslocamento, aprender a se deslocar.


(Pergunta) o que o sr. está tentando explicar que quando a gente faz uma pesquisa é interativo, a gente passa a fazer parte dessa pesquisa e por isso a nossa observação inicial ela deixa ser isolada a (...)


Exatamente isso, deslocar-se significa , eu quero utilizar um conceito forte que descobri ultimamente na relação com a arquitetura, uma somatização de pedaços da metrópole , então eu incorporo ou somatizo , não no sentido patológico, mas patófilo, de uma patofilia , se pode -se dizer uma patofilia , dos elementos de uma metrópole e também que essa relação entre o meu corpo incorporar a paisagem metropolitana é um sentido que modifica a forma tradicional de entender o dualismo que para mim é a coisa mais, que reproduz domínios conceitual, não somente conceitual mas também político, o dualismo, então no dualismo o corpo metrópole para mim não funciona, não é mais uma ligação dualística, o corpo metrópole , mas justamente nesse sentido é uma multiplicidade ,isso significa que não é reduzir corpo metrópole a um , que seria outra forma de poder. È flutuar corpo metrópole na multiplicidade.


Então vou apresentar o conceito de bodyscape, e location.


Eu utilizo duas palavras em inglês , pelo motivo seguinte : que inglês tem uma capacidade de inventar palavras como o grego antigo , o contemporâneo o alemão, mas a língua latina tem dificuldade sobre isso, infelizmente.


O bodyscape para mim é o corpo panoramatico, o corpo panorama, já isso significa para mim, corpo panoramatico e um complexidade de signos e de símbolos é emancipante a dimensão panoramatica , o conceito de location também é difícil da traduzir em italiano e acho também em português , a minha tradução de location é a seguinte:


Location è um local-espaço-área-interstício então vou explicitar depois essa quatro zonas e diferenças de location, então a minha hipótese inicial da pesquisa é que entre o corpo panoramatico e lugar, espaço, zonas e interstícios da metrópole, se entender interstícios? Se entende ? são tensões, atrações, conflitos ; a metrópole é conflito , forma de modificação da metrópole não pode eliminar o conflito, quando uma pessoa acha que o conflito é uma coisa ruim ele não entende a complexidade do conflito , conflito é parte construtiva da comunicação metropolitana , não está comunicação sem conflito , conflito situações, migrações, e não somente de povos, de indivíduos, mas também de códigos a antropologia você conhece bem. Cruzamento e atravessamento também aqui uma palavra em inglês que eu gosto crossing , significa cruzar e atravessar isso para mim é o sentido da dimensão híbrida sincrética , cruzar e atravessar. Então tensões, atrações, conflitos, intenções, migrações , cruzamento atravessamento é um momento que continua o deslocamento entre corpo panorama, lugar, espaço etc.


Então vamos,
Outro conceito também é ó dress-code, por isso o paper é bodyscape, location e dress-code. E vou tentar dar minha interpretação de dress- code , mas antes vamos ver alguns elementos visuais que isso é um dress-code então poderia ser e também híbrido , também sincrético, também digital, como o código de barra se pode transformar em siglas, graças a máscara ( sorri) esse é um código que tem um conceito , que vou desenvolver depois, que isso para mim também é fundamental , o conceito de atrator , isso é um signo que tem uma enorme capacidade de atrair a sensibilidade da visualidade, da comunicação visual.


Porque antecipa um conceito, porque tem essa enorme capacidade seja porque é híbrida, sincrética, etc, etc, mas também porque está outra palavra chave pela comunicação contemporânea. È o conceito de fetichismo visuais palavra fundamental para entender o que esta mudando na comunicação contemporânea, o elemento de fetichismo visuais é o elemento mais caracterizando para mim da comunicação visual contemporânea, então isso é um fetiço , mas não é um fetiço tradicional é uma outra forma de fetiço, por isso agora não dá tempo, mas que quero dizer as interpretações seja de Marx, de Freud , etc sobre fetiche tem que se modificar porque o contexto contemporâneo , é o contexto da comunicação visual, onde aquele tipo de família, sexualidade, corporalidade, trabalho não é o mesmo, se modificou profundamente , então dress code, isso para mim vou colocar o conceito de bodyscape e location também ( mostra figura) porque na minha direita é de design alemão muito interessante, onde a matonela, como se chama matonela? Azulejo , azulejo achei que era só aquele azul ( sorri) . Ele está chorando, lagrimando, pode ser muitas coisas , então não vamos analisar , mas pode ser muitas coisas, isso significa que a relação tradicional entre o orgânico e inorgânico, o dualismo orgânico e inorgânico , corpo , azulejo é uma brincadeira do passado, a contemporaneidade pode desenvolver um tipo de design que cruza, modifica, hibridiza , sincretiza orgânico e inorgânico , isso para mim é uma forma pós dualista de representação , eu queria dizer melhor é uma forma criativa porque é pós dualista , porque o desafio de conseguir dar um sentido pós dualista, e também o corpo é um corpo pós dualista ( o que está a esquerda) porque o corpo da mulher , as voltas, as saias é uma mistura de pele, corpo orgânico e inorgânico. Então bodyscape seja o da esquerda , isso significa que o corpo paranomatico não pode se localizar somente na forma de corpo orgânico.


E também um panorama midiático também é mais possível realizar graças as comunicação digital. E avatar é também uma revista que tenta desenvolver esse tipo de comunicação mais multivitualidade lida a forma de comunicação . (...) (apresenta dados de imagens projetadas)


Aqui é uma imagem de um arquiteto contemporâneo que eu gosto muito ,porque são formas postas entre a idéia de colocar arquitetura e design na forma de metrópole comunicacional . A metrópole comunicacional para mim é aquelas que desafia a forma (...) da arquitetura, você sabe melhor que me.


O que está acontecendo ainda graças a comunicação digital , é que a gente pode produzir letras icônica , uma mistura de iconoletras que produzem um sentido diferente hoje diferente do passado .


Então outra hipótese que eu caracterizei essa pesquisa entre bodyscape , tecnologia digital e metrópole comunicacional são uma crescente forma de hibridilizações.
O conceito que ainda nós não apresentei (...) vou apresentar brevemente .


Eu desenvolvi uma critica muito forte sobre o conceito de nomadismo, e sujeito nômade porque para mim o sujeito nômade foi sempre e ainda é um sujeito contra a metrópole , o nômade foi sempre o inimigo mortal da cidade e depois da metrópole , além do nomadismo o que para mim é interessante o sujeito diasporico , porque a diáspora ligada ao sofrimento de raízes , de ser levado do seu contexto, do seu lugar , como é da experiência terrível , da diáspora judia, muita diáspora sempre ligada ao elemento de sofrimento, eu acho que agora o sujeito diáspora é um sujeito que nunca pode ser caracterizado de sofrimento, mas um sujeito que gosta e goza de diasporiza-se , e a metrópole contemporânea é momento fundamental de diasporicidade, eu o sujeito diasporico produz a metrópole contemporânea , e produz a metrópole comunicacional. O sujeito diasporico produz espaços, produz zonas , intersiticios.


A metrópole contemporânea tem esse tipo diasporica como caracterizante da experiência da contemporaneidade . Então quando você fizer a pergunta que significa deslocar-se para mim significa entrar dentro dessa perspectiva diasporica. Porque diáspora na matriz grega da palavra também significa muitas dimensões , significa momento criativo, de criatividade disseminados em muitos espaços , essa disseminação diásporas que produz vida, produz desejo , produz erotismo também que eu gosto muito. Então são a muita direita são alguns elementos sobre o biodesigner, bioarquitetura, e também biopsicologia. Elementos transdisciplinar, então essa coisa que o design , o biodesign é coisa bem interessante. E do outro lado uma boneca um pouco surpreendente. Musculorganismo também como representar os músculos, a dimensão orgânica do músculo em design.

Nenhum comentário: