terça-feira, 12 de outubro de 2010

Os bispos e seus chapéus ridículos

Missa de ordenação de um bispo: caramba, nunca vi tanto bispo junto! Juntos, com aqueles chapéus ridículos, em um momento da cerimônia onde eles tinham que andar prá lá e prá cá, pareciam um ritual macabro da ku kux klan. E eles também tem um cajado de ouro. Estranhamento total com o catolicismo hoje. Como eles matam todo o dia o Deus deles na cruz e depois ainda fazem questão de comê-lo?! Acho que entendi um pouco mais a teoria de Sacrifício do Marcel Mauss - no sentido de que o Sacrifício produz um alcance ao sagrado, a partir da descontinuidade. A coisa muda mesmo depois da transubstanciação: não sei se estou muito atingida pela teologia do Padre Roberto e dos vídeos que mostram a hóstia flutuando depois da consagração, mas eu realmente senti uma diferença no clima do lugar depois que o Sacrifício ocorreu! Mas foi sentindo isso (o que seria um sinal do meu compreendimento do nativo), eu senti maior ânsia de vômito com as hóstias, ao ver aquele povo se alimentando da carne do próprio Deus que eles mesmos mataram....

Nenhum comentário: