quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Campo sem querer

Manhã de 12 de janeiro de 2011.

Fui tomar um café na rua 11 de agosto e estava sentado na calçada um desses bêbados sujos e profetas, comendo um quibe com limão. Pedi um café pra moça, e um cara que estava na porta comendo um pão de queijo, lança:

Cara - … onde é a Toca de Assis.
Moça – ah eu sei que é ali pra baixo. É uma tristeza ver essa gente assim, eu tenho dó dos velhos, que foram abandonados pelas famílias, é triste e a gente ajuda, meu pai ajuda, dá comida, mas a maioria é esses homens novos, que você vê que tem capacidade pra trabalhar, tem tanto emprego no brasil hoje, a gente vê sempre chamada pedindo ajudante de pedreiro, faxineira, pode não ser um bom emprego, mas já é um começo né/
Profeta – e vocês acham que eles me dão alguma chance? Meu pai tentou me matar. Eu sou amigo de todo mundo, da polícia, eu sou amigo, do PCC também. Todos eles tentaram me cooptar, mas eu continuei firme.

Eu – foi você que perguntou da Toca ou ele?
Cara – Foi ele. Ah eu conheci a Toca no Rio de Janeiro.
Moça – ah você conhece? É ali pra baixo não é?
Eu – é, eu moro aqui perto e tinha uma Toca ali, mas não tem mais, fechou em 2008, eu acho.
Cara – ah, esses caras é assim, eles dão uma comida, faz a barba, e manda pra rua de novo.
Moça – o padre roberto ainda tá lá com eles?
Cara – num sei, num conheço.
Moça – ah o padre roberto é muito bom, nossa, eles são muito bons, eles moram com esses morador de rua na mesma casa, e eles não ficam assim impondo, sabe, tem uns que até bebem lá dentro, porque gente assim tem vez que não dá nem pra tirar a bebida mais, a pessoa passa mal se não bebe, e lá na Toca eles permite.
Cara – é a abstinência. Tem viciado em heroína que se você tira a heroína dele, ele morre. Então tem que substituir por outra droga.
Moça – É. Mas esse padre roberto é muito bom, uma vez eu ia nas missas dele, e ele faz as missas com os morador de rua tudo lá com ele na igreja, e tem hora que esses pessoal fica tudo louco e ele deixa eles dentro da igreja mesmo assim. Teve uma vez que um deles começou a gritar no meio da missa “Aee Robertão!! Aee Robertão!! Eu gosto desse cara!!” e ele ficou falando, assim, “calma, fica quietinho agora que é a hora da missa”.
Cara – é, tem a piada de um cara desses que aparece numa missa e começa a gritar “Eu sou jesus!! eu sou jesus!!”...
Eu – é, acho que não tem mais toca por aqui não..
Cara – ah tem uma ali perto daquela igreja..
Eu – perto da Universal?
Cara – é, eu pelo menos sempre vejo um monte deles ali.
Profeta – é no parque industrial que eles tão.
Moça – mas a Toca sabe, eles apesar de ter um trabalho tão lindo, eles recebem muita doação de alimento, mas dinheiro mesmo, pra pagar o aluguel, eles nunca recebem. O padre falava que tinham que pagar o alguel de 3 mil reais por causa da casa ser grande, para poder acolher esse povo né, mas ninguém dava.
Profeta – esse negócio de falar que não tem dinheiro é tudo mentira. Até eu que tô na rua tenho dinheiro.
(saca um real do bolso e pede uma pinga. A moça pergunta pra gente se vende ou não, porque tem medo que daí ele fique ali o dia inteiro. O profeta diz que vai beber e vai embora. Ele pega aquele copo cheio de pinga e bebe numa golada só, como se fosse água!!)
Cara – é, mas esse povo não é da Igreja? Dizem que tem aquela Canção Nova lá..
Eu – é, essa Canção Nova tem muita grana.
Cara – e vê se eles ajudam gente assim? Não. Outro dia eles tavam pedindo doação de ouro pra construir um templo.
Eu- pois é, eu vi isso, maior sujeira, por que eles pedem doação de ouro pra construir um templo? Que palhaçada.
Cara – é, inda se fosse pra usar o ouro pra alguma coisa, né.
Profeta – nunchaco, espada, eu sei tudo sobre isso. Eu sou muito bom de xadrez.
Eu – Mas você conhece a Toca de onde, você já veio pra Campinas?
Profeta – eu sou de Campinas.
Eu – ah então você sabe onde é.
Profeta – eu sei mas eu num tô achando.
Eu – é, que eles tão meio sumido, fechou um monte de casa, muita gente saiu fora. Outro dia eu encontrei uma mulher passando mal na rua, liguei lá na Toca e eles num quiseram saber, disseram que não tinham recurso.
Profeta – Recurso! Sei. Esses evangélicos, eles tem que ajudar sempre. Eles não podem negar ajuda. Mas tem vez que muita gente num ajuda. Melhor são os espíritas, esses sim são caridosos.
Eu – ah é? Não sabia não. Eles também acreditam em Jesus né.
Profeta – eu acredito em Jesus. In Jesus.. the true god. O Vaticano é um estado livre.
Eu – é, mas tem muita sujeira lá dentro, não tem?
Profeta – você sabe de onde vem esse papa, o Hatzinger?
Eu – da alemanha?
Profeta – da Opus Dei! Isso é o final dos tempos. O mundo está no final dos tempos. Os maias disseram que seria em 2012. Está chegando. Vai acabar tudo. Estamos no final. Eu posso estar aqui na rua, sujo, fétido, mas eu sei muito bem das coisas. Eu estou aqui, sujo, fétido. Mas eu sei de tudo. Eu sei de tudo.

Nenhum comentário: