terça-feira, 7 de outubro de 2014

"Se fosse fácil ter firmeza no pensamento, os hinos não estariam todo o tempo falando da firmeza." (Evandro_)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

"Na verdade também tu estás em todos." (Do Tratado sobre Caim e Abel, de Santo Ambrósio - Século IV)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Jornada Máxima dos Professores em Sala de Aula

Por José Professor Pachêco – Advogado e professor

José Professor Pacheco, além de docente, é advogado e tem larga experiência nas questões que envolvem direitos do magistérioA Lei nº 11.738/2008, além de instituir o Piso Salarial Profissional do Magistério, dispõe também acerca da organização do trabalho do professor. Em seu art. 2º, § 4º, estabelece que, no máximo, 2/3 (dois terços) de sua jornada de trabalho seja utilizada para as atividades de interação com os alunos.

Em outras palavras, está garantido na lei, no mínimo, 1/3 (um terço) da jornada para atividades extra-classe (horário pedagógico).

É “papo furado” a conversa de que o Horário Pedagógico depende de uma decisão da Justiça ou de uma alteração legislativa local. A Lei existe, está em vigor e é auto-aplicável. Alguns governadores questionaram a sua constitucionalidade e o STF assim respondeu: “É constitucional a norma geral federal que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse. Ação direta de inconstitucionalidade julgada improcedente.” (STF. ADI 4167. Relator Ministro Joaquim Barbosa. Divulgação: DJe de 23.08.2011, pág. 27).

Dessa forma, o professor em regime de 20 horas semanais terá como teto 13 horas-aulas, por semana. Se, a jornada for de 40 horas, o limite será de 26 horas-aulas.

Qualquer professor(a) poderá, inclusive, negar-se a entrar em salas de aula que excedam ao teto legal.

A alegação de que a jornada de trabalho do professor é em horas (= 60 minutos) e a hora-aula é de apenas 50 minutos, justificando, assim, um suposto teto de 16 e 32, não procede, pois o tempo de trabalho do professor sempre foi contado historicamente em horas-aulas. Isso é mera manobra dos gestores.

Ler mais: http://www.deverdeclasse.org/news/advogado-fala-sobre-a-jornada-maxima-dos-professores-em-sala-de-aula-segundo-a-lei-11-738-2008/

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

"6Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor." (Da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,7−5,8)

sábado, 23 de agosto de 2014

Aprende a levantar com a aurora, a aproveitar o frescor da noite e o brilho dos astros em favor de seu descanso. Confia na Lua, que te guarda de todo o mal; e não se fie em preocupações vãs, pois o destino deste planeta, e dos seres que ele contém, pertencem a um só Rei onipotente.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Nossa Senhora Rainha - 22 de Agosto

Das Homilias de Santo Amadeu, bispo de Lausana


(Hom. 7:SCh 72,188.190.192.200) (Séc.XII)



Rainha do mundo e da paz



Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária por toda a parte se espalhou antes que sua magnificência fosse elevada acima dos céus. Pois convinha que a Virgem Mãe, em honra de seu Filho, primeiro reinasse na terra, em seguida,fosse recebida gloriosa nos céus. Fosse amplamente conhecida na terra, antes de entrar na santa plenitude. Levada de virtude em virtude, fosse assim exaltada de claridade em claridade pelo Espírito do Senhor.

Presente na carne, Maria antegozava as primícias do reino futuro, ora subindo até Deus com inefável sublimidade, ora descendo até os irmãos com inenarrável caridade. Lá recebia os obséquios dos anjos, aqui era venerada pela submissão dos homens. Servia-lhe Gabriel com os anjos; ao lado dos apóstolos servia-lhe João, feliz por lhe ter sido confiada a Virgem Mãe a ele, virgem. Alegravam-se aqueles por vê-la rainha; estes por sabê-la senhora. Todos a obedeciam de coração.

E ela, assentada no mais alto cume das virtudes, repleta do oceano dos carismas divinos, do abismo das graças, ultrapassando a todos, derramava largas torrentes ao povo fiel e sedento. Concedia a saúde aos corpos e às almas, podendo ressuscitar da morte da carne e da alma. Quem jamais partiu de junto dela doente ou triste ou ignorante dos mistérios celestes? Quem não voltou para casa contente e jubiloso, tendo impetrado de Maria, a Mãe do Senhor, o que queria?

Ela é esposa repleta de tão grandes bens, mãe do único esposo, suave e preciosa nas delícias. Ela é como fonte dos jardins inteligíveis, poço de águas vivas e vivificantes, que correm impetuosas do Líbano divino, fazendo descer do monte Sião até às nações estrangeiras vizinhas rios de paz e mananciais de graças vindas do céu. E assim, ao ser elevada a Virgem das Virgens por Deus e seu Filho, o rei dos reis, no meio da exultação dos anjos, da alegria dos arcanjos e das aclamações de todo o céu, cumpriu-se a profecia do Salmista que diz ao Senhor: Está à tua destra a rainha recoberta de bordados a ouro, em vestes variadas (Sl 44,10).

terça-feira, 19 de agosto de 2014

"Quem conquistou o dom de ajudar, sem pedir remuneração, penetrou o caminho de
acesso efetivo à Espiritualidade Superior."
Abel Gomes, "Notícias" in XAVIER, Chico Falando à Terra
"Nenhum general experimenta o soldado em relvas floridas, e alma nenhuma se elevará
ao cume da purificação, sem as provas compreensíveis e justas do sofrimento, no
combate interior às inclinações menos dignas, ante as circunstâncias do mundo externo."
Joana Angélica, "Paz e Luta" in XAVIER, Chico Falando à Terra



Enfrentar a escuridão e florescer. Paz com todos, servindo a todos para crescermos em nós, à frente da Vida Infinita.

"Cada tipo de mente vive na dimensão com que se harmonize."
Abel Gomes, "Notícias" in XAVIER, Chico Falando à Terra

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

"Deus deixará seu povo ao abandono,
até ao tempo em que uma mãe der à luz;
e o resto de seus irmãos
se voltará para os filhos de Israel.

Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor
e com a majestade do nome do Senhor seu Deus;
os homens viverão em paz,
pois ele agora estenderá o poder
até aos confins da terra,
e ele mesmo será a paz."
Miquéias 4, 15.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

domingo, 27 de julho de 2014

Argüelles, José,1939 - O chamado de Pacal Votan - O Tempo é a quarta dimensão
; [tradução Ana Gláucia Costa Pereira Ceciliato]. - São Paulo : Ground, 1998.)

sábado, 26 de julho de 2014

Novo Humano na Nova Terra

26/07/2014

Saudações Galácticas de Paz e Amor, meus queridos. _/\_
Novo Ciclo Galáctico iniciando! Novo Anel (Ano). Novas energias atuarão na Terra e influenciarão a Humanidade. As energias Galácticas da Lua Solar Vermelha desafiam o Ser Humano a lembrar-se sobre quem ele verdadeiramente É, um grande e brilhante Farol de Luz, refazendo a sua integridade – tornando-se inteiro, recuperando o seu brilho e permitindo o livre fluxo da força vital em todo o seu Ser.

Momento Presente *Sírius ascende e marca o novo Ciclo Galáctico na Terra!
Hoje, dia 26 de julho é um dia muito importante para o nosso planeta Terra, pois marca um evento cósmico de grande magnitude: Sirius atinge a máxima ascensão em relação ao nosso Sol e se eleva juntamente com ele.
Com isto, uma forte energia de limpeza e purificação interior vem à Terra, trabalhando os nossos corpos sutis – principalmente o emocional – e promovendo sincronização e harmonização com a Galáxia. Assim, fecha-se um ciclo e inicia-se um novo ciclo.

A Terra entra no Anel da Lua Solar Vermelha, iniciando um novo ciclo de 364 dias, cujas energias atuarão de 26/07/2014 a 24/07/15.
*Este será um ciclo onde teremos muitas oportunidades para purificar o espírito e entender a natureza do Homem em um nível cósmico e superior.
Os desafios virão através dos sentimentos e emoções fortes e se não tivermos as intenções claras e bem definidas, poderão nos dominar e desviar-nos do caminho.
Lembre-se que a intenção clara fortalece a razão, a qual equilibra as emoções e transforma as ações.*

*O Mantra para esse período:
Pulso com o fim de purificar
Realizando o fluxo
Selo o processo da água universal
Com o tom solar da intenção
Sou guiado pelo poder da força vital
“Sou um farol no rio do esquecimento e comando minha emoção.”

*O que representa a Lua Solar?
O primeiro que me vem à mente é Integração!
Integrar os opostos, feminino e masculino, emoção e razão, yin e yang.. Luz e sombra! E este é o foco principal deste novo ciclo.
Para esse integração importante que estejamos atentos as nossos emoções e sentimentos na Presença, no Agora e Aqui. Abertos e atentos para o Novo.
Este novo ciclo nos dá todas as condições necessários para que integremos em nós o Sol, a razão, o masculino e a Lua, a intuição, o feminino. Esse é o caminho para que nos tornemos íntegros e manifestemos a Nova Consciência.
Tempo de aproveitar essas energias para nos integrarmos com tudo e com todos, com intenções claras, sempre recordando que a 'intenção é o combustível para a manifestação', e assim estabelecermos e curarmos tudo que nos atrapalha em nosso caminhar Sagrado de nos tornarmos melhores..
Com a influência da Lua Solar Vermelha estamos recebendo mais uma vez a oportunidade de purificar e integrar as forças opostas dentro de nós e seguir com fluidez e confiança nossa Jornada na Terra.
É possível que fortes emoções venham à tona e tentem nos desviar dos nossos objetivos. Por isso a importância da Consciência de que isso vem prá ser transformado, integrado ou equilibrado. A Lua Solar te diz: Todas as partes do teu Ser precisam funcionar em uma única direção, tuas emoções devem estar alinhadas com tuas intenções.

Como fazer?
Através do teu poder da mente e do coração, das tuas intenções claras e objetivas, é preciso libertar as emoções, principalmente no que diz respeito ao teu passado, para que tu possas caminhar em alegria na Terra, na Presença do Agora e Aqui. Transmuta os velhos padrões de dor em amor, de tristeza em alegria. Já não é mais tempo de sofrimento, meus queridos. É tempo de libertar e purificar com sabedoria e amor. Perdoar, a ti mesmo e aos outros. Sempre recordando que não existem culpas ou vítimas, só aprendizado. Te abre para o Fluxo Natural da Vida..
Recebemos agora, mais uma vez, as energias Cósmicas que nos impulsionam para limpar o velho, se desapegar das velhas crenças e comportamentos, alinhando nossas emoções e sentimentos com novos projetos e novos objetivos.
Maravilhosa oportunidade que recebemos, meus amores.. Aproveitemos, pois.

Um lindo, amoroso e purificador Ano prá todos.. Lembra que tu mesmo foi quem escolheu estar agora e aqui para realizar essa transformação e ascender em amor e luz no teu coração, em ser a semente co-criadora desse Novo Humano na Nova Terra. Lindo demais.. Então faz a tua parte! E relaxa na Graça do Divino que é puro Amor, em Gratidão..
Foto: Saudações Galácticas de Paz e Amor, meus queridos. _/\_ Novo Ciclo Galáctico iniciando! Novo Anel (Ano). Novas energias atuarão na Terra e influenciarão a Humanidade. As energias Galácticas da Lua Solar Vermelha desafiam o Ser Humano a lembrar-se sobre quem ele verdadeiramente É, um grande e brilhante Farol de Luz, refazendo a sua integridade – tornando-se inteiro, recuperando o seu brilho e permitindo o livre fluxo da força vital em todo o seu Ser. <3 Momento Presente *Sírius ascende e marca o novo Ciclo Galáctico na Terra! Hoje, dia 26 de julho é um dia muito importante para o nosso planeta Terra, pois marca um evento cósmico de grande magnitude: Sirius atinge a máxima ascensão em relação ao nosso Sol e se eleva juntamente com ele. Com isto, uma forte energia de limpeza e purificação interior vem à Terra, trabalhando os nossos corpos sutis – principalmente o emocional – e promovendo sincronização e harmonização com a Galáxia. Assim, fecha-se um ciclo e inicia-se um novo ciclo. A Terra entra no Anel da Lua Solar Vermelha, iniciando um novo ciclo de 364 dias, cujas energias atuarão de 26/07/2014 a 24/07/15. *Este será um ciclo onde teremos muitas oportunidades para purificar o espírito e entender a natureza do Homem em um nível cósmico e superior. Os desafios virão através dos sentimentos e emoções fortes e se não tivermos as intenções claras e bem definidas, poderão nos dominar e desviar-nos do caminho. Lembre-se que a intenção clara fortalece a razão, a qual equilibra as emoções e transforma as ações.* *O Mantra para esse período: Pulso com o fim de purificar Realizando o fluxo Selo o processo da água universal Com o tom solar da intenção Sou guiado pelo poder da força vital “Sou um farol no rio do esquecimento e comando minha emoção.” *O que representa a Lua Solar? O primeiro que me vem à mente é Integração! Integrar os opostos, feminino e masculino, emoção e razão, yin e yang.. Luz e sombra! E este é o foco principal deste novo ciclo. Para esse integração importante que estejamos atentos as nossos emoções e sentimentos na Presença, no Agora e Aqui. Abertos e atentos para o Novo. Este novo ciclo nos dá todas as condições necessários para que integremos em nós o Sol, a razão, o masculino e a Lua, a intuição, o feminino. Esse é o caminho para que nos tornemos íntegros e manifestemos a Nova Consciência. Tempo de aproveitar essas energias para nos integrarmos com tudo e com todos, com intenções claras, sempre recordando que a 'intenção é o combustível para a manifestação', e assim estabelecermos e curarmos tudo que nos atrapalha em nosso caminhar Sagrado de nos tornarmos melhores.. Com a influência da Lua Solar Vermelha estamos recebendo mais uma vez a oportunidade de purificar e integrar as forças opostas dentro de nós e seguir com fluidez e confiança nossa Jornada na Terra. É possível que fortes emoções venham à tona e tentem nos desviar dos nossos objetivos. Por isso a importância da Consciência de que isso vem prá ser transformado, integrado ou equilibrado. A Lua Solar te diz: Todas as partes do teu Ser precisam funcionar em uma única direção, tuas emoções devem estar alinhadas com tuas intenções. Como fazer? Através do teu poder da mente e do coração, das tuas intenções claras e objetivas, é preciso libertar as emoções, principalmente no que diz respeito ao teu passado, para que tu possas caminhar em alegria na Terra, na Presença do Agora e Aqui. Transmuta os velhos padrões de dor em amor, de tristeza em alegria. Já não é mais tempo de sofrimento, meus queridos. É tempo de libertar e purificar com sabedoria e amor. Perdoar, a ti mesmo e aos outros. Sempre recordando que não existem culpas ou vítimas, só aprendizado. Te abre para o Fluxo Natural da Vida.. Recebemos agora, mais uma vez, as energias Cósmicas que nos impulsionam para limpar o velho, se desapegar das velhas crenças e comportamentos, alinhando nossas emoções e sentimentos com novos projetos e novos objetivos. Maravilhosa oportunidade que recebemos, meus amores.. Aproveitemos, pois. Um lindo, amoroso e purificador Ano prá todos.. Lembra que tu mesmo foi quem escolheu estar agora e aqui para realizar essa transformação e ascender em amor e luz no teu coração, em ser a semente co-criadora desse Novo Humano na Nova Terra. Lindo demais.. Então faz a tua parte! E relaxa na Graça do Divino que é puro Amor, em Gratidão.. <3

sábado, 12 de julho de 2014

quarta-feira, 9 de julho de 2014

“A miséria religiosa constitui ao mesmo tempo a expressão da miséria real e o protesto contra a miséria real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo.” (Crítica à filosofia do direito de Hegel, Boitempo, p.145)

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Elevação da humanidade, rebaixamento da divindade

Do livro sobre a predestinação dos santos, de Santo Agostinho, bispo

(Cap.15,30-31:PL44,981-983) (Séc.V)



Jesus Cristo, da linhagem de Davi segundo a carne

Esplêndida luz da predestinação e da graça é o próprio Salvador, o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus. Para que isto acontecesse, como o adquiriu a natureza humana que nele existe? Com que precedentes méritos de obras ou de fé? Respondam-me, por favor: aquele homem, para ser assumido na unidade de pessoa pelo Verbo coeterno com o Pai e ser o Filho unigênito de Deus, o que fez para merecê-lo? Qual o bem que precedeu? Que fez antes, que acreditou, que pediu, para chegar a esta indizível excelência? Na verdade, não foi pela ação do Verbo, ao assumi-lo, que este mesmo homem, desde que começou a existir, começou a ser o Filho único de Deus? Manifeste-se assim a nós, em nossa Cabeça, a fonte de graça, donde ela se vai difundir por todos os membros segundo a medida de cada um.

Com efeito, a graça pela qual, no início de sua fé, um homem se torna cristão, é a mesma pela qual esse homem, desde sua origem, foi feito Cristo. Assim pelo mesmo Espírito renasceu aquele cristão e nasceu este o Cristo. Pelo Espírito, faz-se em nós a remissão dos pecados, por esse mesmo Espírito que fez com que o Cristo não tivesse pecado algum. Deus teve a presciência de que faria tais coisas. Esta é, portanto, a predestinação dos santos, aquela que refulge ao máximo no Santo dos santos. Quem poderá negá-la se compreende com justeza as palavras da verdade? Pois foi-nos ensinado que o próprio Senhor da glória, enquanto homem feito Filho de Deus, foi predestinado.

Jesus foi predestinado: ele, que haveria de ser filho de Davi segundo a carne, haveria de ser também, segundo a virtude, Filho de Deus segundo o Espírito de santidade, porque nasceu do Espírito Santo e da Virgem Maria. É esta a singular assunção do homem pelo Deus Verbo que se realizou de modo inefável, a fim de que o Filho de Deus e, ao mesmo tempo, filho do homem, a saber, filho do homem por causa da humanidade assumida e filho de Deus por causa daquele que assumia – fosse verdadeira e propriamente dito o Deus unigênito. Que não acontecesse termos de crer numa quaternidade e não na Trindade!

A natureza humana foi predestinada a tão imensa, sublime e máxima elevação que não tem por onde mais se elevar, assim como a própria divindade não encontrou meios de se rebaixar mais por nós do que aceitando a natureza do homem, com a fraqueza da carne, até à morte da cruz. Assim como foi predestinado o Único para ser nossa Cabeça, assim também, embora muitos, nós somos predestinados para sermos seus membros. Calem-se aqui os méritos humanos, mortos por Adão, e reine aquela que reina, a graça de Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor, único Filho de Deus, um só Senhor. Quem quer que encontre em nossa Cabeça méritos anteriores àquela singular geração, busque em nós, seus membros, os méritos precedentes à múltipla regeneração.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

"O que poderíamos chamar no plural agenciamentos do uso da ayahuasca compõe um campo de pensamento, práticas e relações, no qual, e nas quais predomina o estatuto da experiência do êxtase, que pode ser considerado ou chamado religioso. Neste sentido, indagar o que é, e o que produz na vida dos participantes, assim como, sua configuração cosmológica , constituição na vida ritual e diária, e as versões pessoais sobre o ser e o existir, pode demonstrar o quanto são dinâmicos estes agenciamentos. E o quanto permitem, diante da tarefa de elaborar sua própria inserção neste campo, que o participante trace uma espécie de "mapa de negociação", a ser submetido a um estoque geral de elementos que lhe conferem significado." GROISMAN, Alberto. Das (in)visibilidades da ayahuasca: agenciamentos, pesquisa, legislação, o joio e o trigo In Antropologia em Primeira Mão. Santa Catarina: UFSC, 2011.

terça-feira, 1 de julho de 2014

"E se depois pecasse mil vezes diante de teus olhos, ama-o mais do que a mim, para isto, para que o atraias ao Senhor; e que sempre tenhas misericórdia de tais [pessoas]."
São Francisco de Assis.

Na Regra de Santa Clara, todas as coisas temporais devem servir ao espírito da santa oração e da devoção.

"As irmãs nada tenham de seu, nem casa, nem lugar, nem
coisa alguma.Como peregrinas e estrangeiras (cf. Gen 23, 4; Sl
38, 13; 1Ped 2, 11) servindo o Senhor em pobreza e humildade,
com muita confiança, sejam enviadas a pedir esmola (74
).E não devem ter vergonha, porque também o Senhor por nós se fez pobre
neste mundo (2Cor 8, 9).Esta é a excelência da altíssima pobre-
za, que a vós, minhas irmãs caríssimas, vos constituiu herdeiras e
rainhas do Reino dos Céus, fez-vos pobres das coisas temporais e
enobreceu-vos de virtudes (Tig 2, 5). Seja esta herança que vos
leve à terra dos vivos (Sl 141, 6).Apegai-vos bem a ela, minhas
queridas irmãs, e nenhuma outra coisa, em nome de Nosso Senhor
Jesus Cristo e sua Santíssima Mãe, jamais queirais ter debaixo
do céu."

"Não ousem trazer os rumores do mundo para dentro do mosteiro."

"... ter humildade e paciência nas perseguições e enfermidades e amar os que nos perseguem, insultam e acusam. Porque diz o Senhor: "Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus"."
Santa Clara.

terça-feira, 24 de junho de 2014



Vós, que inspirastes a vosso profeta São João Batista ser necessário ele diminuir para que Cristo crescesse,– ensinai-nos a ceder lugar aos outros, para que vossa presença se manifeste em cada um de nós.
Dirigi, Senhor, os nossos passos no caminho da paz!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Documentário LéviStrauss por ele mesmo

Claude Lévi-Strauss In His Own Worlds (2008) - Full Documentary, muito legal.

terça-feira, 17 de junho de 2014



"Eu elevei o meu pensamento
Logo fui chegando na Casa do Amor"

(Glauco Villas Boas - hino Águia Dourada)

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tapetes para Cristo



Capricho e humildade. Feitos de serragem ou tampinhas de garrafa, os tapetes de Corpus Christi são feitos com muito esmero para serem pisados e destruídos com a passagem de Jesus Eucarístico. Esta é sua beleza: a de serem feitos com tanto esmero, tantos detalhes; feitos para o mementu mori, para morrerem. Morrem enquanto matéria, mas vivem nos pés de seu divino passante. Esta é a dedicação cristã, este é o sentido da vocação monástica. Viver ajoelhado, bem perto do chão, e com humildade e primosia compor este chão para o Pai passar.

Apostila de Sociologia para EJA

Muito bom o material para o professor, organizado pelo pessoal do Rio de Janeiro para 2014:

http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/principal/download/materialdoprofessor/SOCI_CH_MOD03_VOL01_NOVA_EJA_PROF.pdf

sábado, 7 de junho de 2014

"Num mundo social como o de Itapuá, o mesmo se aplicando a outras comunidades rurais amazônicas, quase não há espaço para o indivíduo, no sentido historicamente construído na tradição ocidental. Todos se comportam, ou devem comportar-se, como pessoas, num universo hierarquizado que não se limita apenas a uma comunidade, mas se estende às comunidades vizinhas, às cidades interioranas de maior influência, atingindo mesmo a capital do estado (Belém). A individualização está sujeita a sanções, tanto no plano das relações interpessoais, como no plano do sobrenatural."
(MAUÉS, Heraldo. "Medicinas populares e 'pajelança cabocla'" In ALVES, PC., and MINAYO, MCS., orgs.
Saúde e doença: um olhar antropológico [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. 174 p. ISBN 85-85676-07-8. Available from SciELO Books

quarta-feira, 4 de junho de 2014



"Ah! Virgem Mãe,
com o poder que vós me dá
me dá força, me dá luz
e não me deixa derribar"
(Mestre Irineu)

Fortalecei minha vontade!

segunda-feira, 2 de junho de 2014



"Branda e suave é a sua aproximação; benigna e agradá­vel é a sua presença; levíssimo é o seu jugo! A sua chegada é precedida por esplêndidos raios de luz e ciência. Ele vem com o amor entranhado de um irmão mais velho: vem para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar, ilu­minar a alma de quem o recebe, e, depois, por meio desse, a alma dos outros.

Quem se encontra nas trevas, ao nascer do sol recebe nos olhos a sua luz, começando a enxergar claramente coisas que até então não via. Assim também, aquele que se tornou digno do Espírito Santo, recebe na alma a sua luz e, elevado acima da inteligência humana, começa a ver o que antes ignorava."
Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo

(Cat. 16, De Spiritu Sancto 1,11-12.16: PG 33,931-935.939-942) (Séc. IV)

sexta-feira, 30 de maio de 2014

"Oh momento atual, tu me pertences por completo,
Desejo aproveitar-te o quanto possa,
E ainda que eu seja débil e pequena,
Me concedes a graça de sua onipotência."
Santa Faustina.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Rebeliões de classe média - Elisio Estanque

Rebeliões de classe média? Precariedade e movimentos sociais em Portugal e no Brasil (2011­‑2013)
In Revista Crítica de Ciências Sociais
http://rccs.revues.org/5540

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Caro senhor Corleone,

Depois de trocar a Europa pela Amazônia, já me cansei da Amazônia de novo. Estou de volta ao gabinete do doutor Caligari.

Foi bom atravessar Saturno, sair dos 27 anos com vida. Estou achando ótimo ficar velha, mas ainda assim, há muitos resquícios da juventude rebelde em minha mente e comportamento. Não vejo a hora de ficar idosa, ter rugas e paciência de Jó.

Não sou boa mãe, não posso sê-la. Me falta a paciência. Mas meu camarada Jesus vive me pregando peças, quer me transformar numa Maria Damião dos novos tempos. Espero que Ele também seja bacana em me enviar muitos dons junto com essa filharada, porque se depender da minha impaciência e rebeldia juvenil, o conselho tutelar vai logo mandar estas ovelhinhas para algum orfanato.

Tenho saudade dos monges. Não consigo mais ser tão monge com os filhos nas minhas pernas, só quando eles vão pra escola posso colocar minha roupa de saco e cantar e dançar como o rei Davi.

Estou achando o planeta Terra mais estranho do que nunca.

no mais, continuo voando por aí com a minha Pentax.

Ass: Balão Balloon

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Debates do NER, periodico do núcleo de estudos de religião do Carlos Steil.

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner

Para publicação de resenhas.
"Vi um novo céu e uma nova terra."

"Eis que faço novas todas as coisas."
(Apocalipse, 21, 1; 5 - A Nova Jerusalém)


"Habitam em suas pátrias, mas como de passagem; têm tudo em comum como os outros cidadãos, mas tudo suportam como se não tivessem pátria. Todo país estrangeiro é sua pátria e toda pátria é para eles terra estrangeira. Casam-se como toda gente e criam seus filhos, mas não rejeitam os recém-nascidos. Têm em comum a mesa, não o leito.

São de carne, porém, não vivem segundo a carne. Moram na terra, mas sua cidade é no céu."
(Da Carta a Diogneto (N.5-6: Funk 1,317-321) (Séc.II) - Os cristãos no mundo)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Recanto a cidade.

domingo, 18 de maio de 2014



Saudade dos toqueiros sorridentes!
Foto de Matheus Targé do Diário do Litoral, Santos.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Trabalhadores da Luz



"O capítulo 366 das Iluminações da Meca, a obra-prima do grande sufi Ibn-Arabi, é dedicado aos "ajudantes do Messias". Esses ajudantes(wuzara)plural de wazir; é o vizir que encontramos tantas vezes nas Mil e uma noites,são homens que, no tempo profano, já possuem as características do tempo messiânico, pertencem já ao último dia. Curiosamente — e talvez exatamente por isso —, eles foram escolhidos entre os não-árabes; são estrangeiros entre os árabes, embora falem sua língua.
(...) Graças a seus ajudantes, o Mandi pode compreender a língua dos animais e estender sua justiça tanto aos homens como aos jinn. Uma qualidade dos ajudantes é a de serem "tradutores"(mutarjim)da língua de Deus para a língua dos homens. Segundo Ibn-Arabi, todo o mundo nada mais é que uma tradução da língua divina, e os ajudantes, nesse sentido, são os realizadores de uma teofania interminável, de uma revelação contínua. Outra qualidade dos ajudantes é a "visão penetrante", com a qual eles reconhecem os "homens do invisível", ou seja, anjos e outros mensageiros que se escondem em formas humanas ou animais."
(AGAMBEN, Giorgio. "Os ajudantes" In Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 29)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014




"Como trazer a energia de Deus através de nós mesmos e ao planeta é o nosso próximo passo..." - alerta de energia de 12.05.2014, por Karen Bishop.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Filosofia Tolteca

RUIZ, Don Miguel. Os Quatro Compromissos - o livro da filosofia tolteca

Um livro escrito por um nagual. Explica o que é o nagual e o que é o mitote.

Os quatro compromissos são:

1 - Seja impecável com sua palavra
2- Não leve nada para o lado pessoal
3- Não tire conclusões
4- Dê sempre o melhor de si.

Quebre velhos compromissos.

Explica sobre o poder da palavra, o poder mágico e feiticeiro de toda palavra humana. A palavra é o maior poder que Deus deu para a humanidade. "Use a palavra para espalhar o amor." Um lance bem Favret-Saada.

Noção de Símbolo, para Trigueirinho



"Ao dizermos que compreendemos um símbolo, na realidade captamos apenas um de seus múltiplos aspectos. Um símbolo tem implicações que não conseguimos alcançar. E se ele for por demais abstrato, de tal modo que o meu grau de compreensão atual não me permita atingi-lo, basta eu ficar relaxado para ser tocado por sua energia. Talvez o símbolo não queira dizer nada mais que "fique calmo, quieto e atento, olhando para mim". Quanto mais abstrato e incompreensível for o símbolo visto ou sonhado, mais profundo o nível do qual terá vindo. Cada vez que o recordo, e que penso nele com gratidão e afeto, sou energizado e me coligo com um núcleo mais interno do meu ser. Tal núcleo está sendo representado pelo símbolo e, por isso, quando nos dias subsequentes minha mente se volta para ele, sou colocado em contato com o meu ser profundo, na proporção em que isso pode ser feito na atual fase de minha evolução terrena." (Trigueirinho, A busca da síntese, 1990, p. 15)
O Mestre canta na mata
Para curar os seus irmãos

Vida Cósmica

Anotações da leitura de Trigueirinho, Portal Para um Reino:

"A coisa alguma se deve temer. O medo apenas existe onde as sementes das trevas pode brotar." (Trigueirinho, Portal Para um Reino, p. 33). O medo é como um adubo para as sementes das trevas, e a coragem, adubo para o Amor.

"O medo nasce do envolvimento com as forças da matéria e suas ilusões." Conscientizando a mente do Eu superior que verdadeiramente É seu próximo, o verá firmemente como Luz e Clareza.

O serviço espiritual deve ser desinteressado (isento de ambições ou desejos de recompensa) e isento de emotividade. Esse é o verdadeiro sentido da entrega. Se abrir sem ansiar, para ser um canal. Preocupar-se ou inquietar-se com nosso próprio bem-estar pessoal simplesmente fecha a conexão raiz e a conexão coroa a ambos, céu e terra.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

"Bem, isto quanto à vida diurna e terrena dos viventes Araweté, esse agrupamento caótico, errático e descuidade de plantadores de milho e caçadores das matas do Ipixuna. Porque toda noite, a noite toda, as vozes sobrepostas dos xamãs põem em cena o lado invisível do mundo, aquele onde o sentido da vida Araweté está depositado: o céu, com seus deuses e seus mortos. Cantando infatigavelmente dentro de suas pequenas casas conjugais ou nos pátios fronteiros a elas, cada xamã traz uma multidão de divindades celestes - os Máï - e de almas de mortos para passearem a terra. Esses cantos, solos individuais induzidos por sonhos ou por transe de tabaco, são discursos extensos e elaborados, que não só narram os acontecimentos em curso no mundo celeste (o lugar em que as coisas realmente acontecem, aos olhos Araweté) como comentam e consagram ou determinam os ritmos econômicos da aldeia e os eventos da vida cotidiana. O canto xamanístico é o discurso por excelência, a palavra em sua potência plena. E assim, o xamã Araweté distingue-se da maioria de seus congêneres amazônicos por ser menos um curador que um orador, ou melhor, um narrador do que falam os deuses: seus cantos são citações dos discursos divinos, não enunciados na primeira pessoa." - VIVEIROS DE CASTRO, E. "Escatologia pessoal e poder entre os Araweté" In Religião e Sociedade, 13/3, novembro 1986.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Eu me reconcilio com os meus fracassos e os agradeço pela oportunidade que estes me deram para que eu pudesse reconhecer meus erros, desleixos, indisciplinas e fraquezas. Eu me reconcilio com os meus planos malfadados e os agradeço porque me posicionaram em um campo aberto de infinitas possibilidades. Eu agradeço a minha Pátria porque não há outro lugar em que meu coração se sinta mais confortado senão aqui. Eu agradeço a minha Pátria por ter gerado em seu ventre os grandes mestres que auxiliam meu caminho.



Eu me entrego à força deste mar e iço as velas da minha embarcação, para que Deus me leve para onde Ele quiser. E confiante, nesta barca, já posso me alegrar.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

As Sete Leis Espirituais do Êxito

(fonte: http://caminoaldespertarr.blogspot.com.es/)

As sete leis espirituais do êxito são princípios poderosos que nos ajudarão a alcançar o domínio de si mesmo. Estes princípios podem ser facilmente postos em prática para alcançar o êxito em todas as áreas da vida. Se prestamos atenção a estas leis e colocamos em prática os exercícios, veremos que podemos tornar realidade qualquer coisa que desejarmos. Incluída toda a abundância e todo o êxito que desejemos. Também veremos que nossa vida se torna mais alegre e próspera, porque estas leis também são as leis espirituais da vida. Aquelas que fazem com que viver valha a pena.

O êxito tem muitos aspectos, e a riqueza material - que não é outra coisa senão o fluxo abundante de todas as coisas boas até nós - é só um de seus componentes. A saúde, a energia, o entusiasmo pela vida, a realização nas relações pessoais, a liberdade criativa, a estabilidade emocional e psicológica, a paz e o bem estar também fazem parte do êxito. Porém há um elemento adicional que é indispensável para alcançar o êxito: a compreensão de nossa verdadeira natureza.

Somos uma manifestação da divindade, e ao menos que cultivemos a semente da divindade que levamos dentro de nós, nunca poderemos nos realizar. Portanto, o êxito verdadeiro é o despertar da divindade em qualquer lugar aonde vamos e em qualquer coisa que vejamos. Quando começamos a viver a vida como a expressão milagrosa da divindade a todo momento, compreendemos o verdadeiro significado do êxito. As sete leis espirituais do êxito nos fala da forma com que a natureza cria tudo o que existe e como nós podemos aplicá-la em nossas vidas. Nos fala da abertura de consciência, o poder de nossos pensamentos e emoções e o deixarmos fluir entre as infinitas possibilidades que nos dá o Universo.

1. A lei de potencialidade pura (ou consciência pura)

Pode se nomear de muitas maneiras, mas em realidade é o Ser, o que somos realmente. Se pratica fazendo silêncio, estabelecendo o compromisso de não julgar e estando em contato íntimo com a natureza.

Para aplicar a lei da potencialidade pura, fará o seguinte:
Me colocarei em contato com o campo da potencialidade pura, destinando tempo todos os dias a estar em silêncio, limitando-me somente a ser. Também me sentarei sozinha a meditar em silêncio pelo menos duas vezes ao dia, aproximadamente durante trinta minutos pela manhã e trinta pela noite. Destinarei tempo todos os dias a estar em comunhão com a natureza e ser testemunha silenciosa da inteligência que reside em cada coisa vivente. Me sentarei em silêncio a observar um pôr do sol, ou a escutar o ruído do oceano ou de um rio, ou simplesmente a sentir o aroma de uma flor. No êxtase de meu próprio silêncio, e estando em comunhão com a natureza, desfrutarei o palpitar milenário da vida, o campo da potencialidade pura e da criatividade infinita. Praticarei o hábito de não julgar. Começarei o dia dizendo: "Hoje não julgarei nada do que me suceda", e durante todo o dia me repetirei que não devo julgar.

2. A lei de dar
É o mesmo dar e receber porque o Universo flui desta maneira e se exercita aprendendo a dar tudo aquilo que buscamos receber. Quer dizer: se busco amor, tenho que dar amor. Se busco prosperidade,tenho que ajudar os outros a serem prósperos.

Para aplicar a lei de dar, farei o seguinte:
Levarei um presente a qualquer lugar aonde vá e para qualquer pessoa com quem me encontre. Este presente pode ser um elogio, uma flor ou uma oração. Hoje darei algo a todas as pessoas com quem me encontre, para iniciar assim o processo de colocar em circulação a alegria, a riqueza e a prosperidade em minha vida e na dos demais. Hoje receberei com gratidão todos os presentes que a vida me dê. Receberei os presentes da natureza: a luz do sol e o canto dos pássaros, as chuvas da primavera ou as primeiras neves do inverno. Também estarei aberto a receber dos demais, seja um presente material, dinheiro, um elogio ou uma oração. Me comprometerei a manter em circulação a abundância dando e recebendo os dons mais preciosos da vida: carinho, afeto, apreço e amor. Cada vez que me encontre com alguém, lhe desejarei em silêncio felicidade, alegria e bem estar.

3. A lei do karma (Ação e reação. Causa e efeito)
Se trabalha nos tornando conscientes das escolhas que fazemos em cada momento e tornando-nos responsáveis destas escolhas.

Para aplicar a lei do karma, farei o seguinte:
Hoje observarei as decisões que tome em cada momento. E com o simples fato de observar estas decisões, as trarei para minha consciência. Saberei que a melhor maneira de me preparar para qualquer momento do futuro é estar totalmente consciente do presente. Sempre que tome minhas decisões, que faça uma escolha, me formularei duas perguntas: Quais são as consequencias desta decisão que estou tomando? Trarei com esta decisão felicidade e realização tanto para mim como para aqueles a quem afetará esta decisão?
Depois pedirei orientação a meu coração, e me deixarei guiar por sua mensagem de bem estar ou mal estar. Se me sinto bem com a decisão, sigo adiante sem temor. Se a decisão me produz mal estar, me deterei a observar as consequencias de minha ação com minha visão interior. Esta orientação me permitirá tomar espontaneamente decisões corretas tanto para mim como para todos os que me rodeiam.

4. A lei do menor esforço
É a lei favorita de todos mas a que mais nos custa pois estamos acostumados a fazer tudo com o maior esforço. Há muitas crenças que vão de encontro a esta lei, por exemplo, "ganhará o pão com o suor da tua face". A lei do menor esforço se pratica através da aceitação, aceitar o que nos ocorre no momento presente e se ativa através de não defender nosso ponto de vista, não querer sempre ter a razão e observar muito como funciona a natureza. "Esse momento é como deve ser". Havendo aceitado as coisas como são, tomarei responsabilidade por minha situação e por todos aqueles eventos que eu perceba como problemas. Hoje minha consciência se manterá estabelecida na não-defesa. Renunciarei à necessidade de defender meu ponto de vista.

Para aplicar a lei do menor esforço, farei o seguinte:
Praticarei a aceitação. Hoje aceitarei as pessoas, as situações, as circunstâncias e os sucessos tal como se apresentam. Saberei que este momento é como deve ser, porque todo o universo é como deve ser. Não lutarei contra todo o universo pondo-me contra o momento presente. Minha aceitação é total e completa. Aceito as coisas como são neste momento, não como eu gostaria que fossem. Havendo aceitado as coisas como são, aceitarei a responsabilidade de minha situação e de todos os eventos que percebo como problemas. Sei que assumir a responsabilidade significa não culpar a nada nem a nada de minha situação (e isto me inclui). Também sei que todo problema é uma oportunidade disfarçada, e que esta atitude de alerta ante todas as oportunidades me permite transformar este momento em um benefício maior. Hoje minha consciência manterá uma atitude não-defensiva. Renunciarei a necessidade de defender meu ponto de vista. Não sentirei a necessidade de convencer ou persuadir aos demais de que aceitem meu ponto de vista. Permanecerei aberto a todas as opiniões sem me ater rigidamente a nenhuma delas.

5. A lei da intenção e do desejo
Começamos a nos tornar conscientes de como desejar e obter. Se deseja no presente, se põe a intenção no futuro e se desapega do resultado. Se vou atirar uma flecha no alvo, tenho que manter minha atenção no presente, ou seja, em tensionar o arco para trás e direcionar bem a flecha para o alvo. Ou seja, minha intenção no presente, minha intenção no futuro e ao mesmo tempo, desapegar do fruto da ação. Isto seria, não me importa quantos competidores há neste torneio. Não me importa se vou ganhar um prêmio. Não me importa se vou sair nas capas das revistas. Não me importa se vou perder. Tudo isso afasto de mim para ter pura atenção no presente, pura intenção no futuro e desapegarme do fruto da ação. As ações que realizamos desta forma adquirem muita potência.

Para aplicar a lei da intenção e do desejo, farei o seguinte:
Farei uma lista de todos os meus desejos, e a levarei comigo aonde quer que eu vá. Olharei a lista antes de entrar em meu silêncio e minha meditação. A olharei antes de dormir pelas noites. A olharei ao despertar pelas manhãs. Libertarei esta lista de meus desejos e a entregarei ao seio da criação, confiando e crendo que quando as coisas não são como eu quero, há uma razão, e que quando parece que as coisas não estão saindo bem, há uma razão. E que no plano cósmico há desenhado para mim mais grandeza, tem para mim alguns desígnios muito mais importantes que aqueles que eu possa conceber. Recordarei praticar a consciência do momento presente em todos os meus atos. Não permitirei que os obstáculos consumam ou dissipem a concentração de minha atenção no momento presente. Aceitarei o presente tal como é, e projetarei o futuro através das minhas intenções e meus desejos mais profundos e queridos.

6. Lei do desapego
Só temos o presente.
Esta lei ativa a consciência do momento presente e a glória de viver nele. E ajuda a nos firmar na sabedoria da inseguridade da vida.

Para aplicar a lei do desapego, farei o seguinte:
Hoje me comprometerei a não ter apego. Me permitirei e permitirei aos que me rodeiam a liberdade de ser como são. Não imporei com rigidez minha opinião de como devem ser as coisas. Não forçarei as soluções dos problemas, para não criar problemas novos. Participarei em tudo com total e absoluto desprendimento (desapego). Hoje converterei a incerteza em um elemento essencial de minha experiência. E graças a esta disponibilidade para aceitar a incerteza, as soluções surgirão espontaneamente dos problemas, da confusão, da desordem e do caos. Quanto mais incertas pareçam as coisas, mais seguro me sentirei porque a incerteza é o caminho até a liberdade. Por meio da sabedoria da incerteza, encontrarei minha segurança. Penetrarei no campo de todas as possibilidades e esperarei a emoção que tem lugar quando me mantenho em aberto a uma infinidade de alternativas. Quando entrar no campo de todas as possibilidades, experimentarei todo o regozijo, a aventura, a magia e o mistério da vida.

7. A lei do Dharma
É a lei do propósito na vida.
Todos viemos à vida para cumprir um propósito e somente nós podemos descobrir qual é. Como expressar este propósito e como usá-lo para ajudar aos demais, é parte de nossa aprendizagem. Esta lei se ativa perguntando-nos, quando vamos fazer algo, "como posso ajudar?", em lugar de "que ganho com isso?"; Esta mudança de pergunta interna traz uma grande evolução espiritual, faz com que nosso espírito se faça presente e apóie nossas ações.

Para aplicar a lei do Dharma, farei o seguinte: hoje cultivarei com amor ao Deus em embrião que reside no fundo de minha alma. Prestarei atenção ao espírito interior que anima tanto meu corpo como minha mente. Despertarei a esta quietude profunda do interior do meu coração. Manterei a consciência do ser atemporal e eterno, em meio a experiência limitada pelo tempo. Farei uma lista de meus talentos únicos. Depois farei uma lista das coisas que me encanta fazer quando estou expressando meus talentos únicos. Quando expresso meus talentos únicos e os utilizo em serviço da humanidade, perco a noção do tempo, minha alma se expande e produzo abundância tanto em minha vida como na vida dos demais. Todos os dias me perguntarei: "Como posso servir?" e "Como posso ajudar?". As respostas a estas perguntas me permitirão ajudar e servir com amor aos demais seres humanos.

O conhecimento destas leis traz uma grande transformação.
Se firme na vida simples, Flávia. Vá fazer seu próprio pão.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Litoral do Piauí, Antropologia

Temas e sugestões bibliográficas para Regime Dedicação Exclusiva em Antropologia Social no Campus de Parnaíba, Edital17/2013 - UFPI:

*Inscrições até 26/02

TEMAS

1. Antropologia, cultura, estrutura e
sociedade.
2. O humano entre unidade biológica e
diversidade cultural.
3. Princípios gerais de antropologia da
saúde.
4. Relação saúde/doença e suas
representações sociais.
5. Medicina oficial e medicina popular
6. Doença como polo natural e a cura
como polo cultural.
7. As comunidades tradicionais e a
percepção social do processo saúde x
doença.
8. As concepções de saúde na sociedade
de classes.
9. Cuidado e práticas populares em saúde.
10. Doença dos nervos

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

1. BURGOS, J.M. Antropologia Breve, Madrid: Diel, 2013.
2. CANGUILHEM, Georges. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2005.
3. CARVALHO, Fernanda S. Koixomuneti: Xamanismo e prática de cura entre os Terena.
São Paulo: Terceira Margem, 2008.
4. CASTRO, Celso (org.). Franz BOAS - Antropologia Cultural, Jorge Zahar: 2004.
5. Da Matta, R. Relativizando: uma introdução à Antropologia Social.; Petropolis: Vozes,
1981.
6. DUARTE, L. F. Da Vida Nervosa (Nas Classes Trabalhadoras Urbanas). Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor/CNPq, 1986.
7. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979
8. LAPLANTINE, François. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fonte, 2004.
9. LARAIA, R B. Cultura: Um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,
1988.
10. LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro:
JORGE ZAHAR, 2002.
11. MINAYO, M. C. De Souza & Outro (org). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de
Janeiro; Fiocruz, 2002.
12. SILVA, Tomaz Tadeu da (org), IDENTIDADE E DIFERENÇA – a perspectiva dos
estudos culturais. Petrópolis: Vozes. 2000

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nova Terra, Ano 2.

Alerta de energia de 23/01: "Agora, estamos sendo solicitados a realmente estarmos seguros do que realmente queremos. Como queremos que seja a nossa vida." Sonhar, sonhar e viver o sonho tal qual o recebemos. Não acreditar mais nas aparências de um ambiente que parece ser o mesmo; já não é mais, tudo está transformado, o sonho é já realidade e precisa ser vivido com a máxima fé e confiança. Reconhecer todos os primores que recebemos, nossa iluminação. Tudo já estava aqui, nós é que estávamos cegos. A crosta da ilusão caiu de nossos olhos, bem vinda, Nova Terra, nova casa!
Era um café numa cidadela do interior do estado de São Paulo. Na parede, um quadro que dizia ser a fé o melhor combustível, e Jesus, o melhor motorista para a estrada da vida. E dizia mais: que os fracassos eram curvas; e os empregos, pneus furados. Guardei a filosofia do café no coração, e segui em paz.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Amazônia, Antropologia

Temas para a prova escrita e didática do Edital 006/2014, Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (AM):

1. A Antropologia Britânica: Funcionalismo e Estrutural-Funcionalismo;
2. A Antropologia Francesa: Etnologia Francesa e Estruturalismo;
3. A Antropologia Norte-Americana: Culturalismo e Interpretativismo;
4. A Antropologia e o Marxismo;
5. A Antropologia Brasileira e a Antropologia Latino-Americana;
6. Estudos de gênero, família, organização social e parentesco;
7. Identidade, nacionalidade e etnicidade em regiões de fronteira;
8. História Indígena e Política Indigenista na Amazônia;
9. História, Mitos e Cosmologias das populações Ameríndias;
10. A Antropologia e os Encontros Coloniais.

http://procomun.ufam.edu.br/concursos/concursos-prof-de-carreira

Inscrições de 13/01/2014 a 14/02/2014.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014



"Se observarmos as aves, veremos que compartilham os grãos com que se alimentam, bem como a água que bebem, pois a natureza assim o previu. O homem, entretanto, cobra até mesmo a água que fornece ao semelhante, ainda que os frutos da criação estejam, em princípio, disponíveis para todos os seres. Assim, no reino humano, há quem se sinta dono do que pertence a todos. Por quê? Porque esse reino tem seguido leis terrenas criadas pela sua própria mente e não as leis cósmicas, de alcance maior." - Trigueirinho, A Busca da Síntese. São Paulo: Editora Pensamento, 1990, p. 230
“A pesquisa científica exigia de mim a passagem preliminar pelo ritual de iniciação. Até a minha morte serei reconhecido a todas as Mães de Santo que me trataram como um filho branco e compreenderam, com seu dom superior de intuição, minha ânsia por novos alimentos culturais e pressentiram que meu pensamento cartesiano não suportaria as novas substâncias como verdadeiros alimentos” Roger Bastide, Estudos afro-brasileiros