sexta-feira, 30 de maio de 2014

"Oh momento atual, tu me pertences por completo,
Desejo aproveitar-te o quanto possa,
E ainda que eu seja débil e pequena,
Me concedes a graça de sua onipotência."
Santa Faustina.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Rebeliões de classe média - Elisio Estanque

Rebeliões de classe média? Precariedade e movimentos sociais em Portugal e no Brasil (2011­‑2013)
In Revista Crítica de Ciências Sociais
http://rccs.revues.org/5540

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Caro senhor Corleone,

Depois de trocar a Europa pela Amazônia, já me cansei da Amazônia de novo. Estou de volta ao gabinete do doutor Caligari.

Foi bom atravessar Saturno, sair dos 27 anos com vida. Estou achando ótimo ficar velha, mas ainda assim, há muitos resquícios da juventude rebelde em minha mente e comportamento. Não vejo a hora de ficar idosa, ter rugas e paciência de Jó.

Não sou boa mãe, não posso sê-la. Me falta a paciência. Mas meu camarada Jesus vive me pregando peças, quer me transformar numa Maria Damião dos novos tempos. Espero que Ele também seja bacana em me enviar muitos dons junto com essa filharada, porque se depender da minha impaciência e rebeldia juvenil, o conselho tutelar vai logo mandar estas ovelhinhas para algum orfanato.

Tenho saudade dos monges. Não consigo mais ser tão monge com os filhos nas minhas pernas, só quando eles vão pra escola posso colocar minha roupa de saco e cantar e dançar como o rei Davi.

Estou achando o planeta Terra mais estranho do que nunca.

no mais, continuo voando por aí com a minha Pentax.

Ass: Balão Balloon

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Debates do NER, periodico do núcleo de estudos de religião do Carlos Steil.

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner

Para publicação de resenhas.
"Vi um novo céu e uma nova terra."

"Eis que faço novas todas as coisas."
(Apocalipse, 21, 1; 5 - A Nova Jerusalém)


"Habitam em suas pátrias, mas como de passagem; têm tudo em comum como os outros cidadãos, mas tudo suportam como se não tivessem pátria. Todo país estrangeiro é sua pátria e toda pátria é para eles terra estrangeira. Casam-se como toda gente e criam seus filhos, mas não rejeitam os recém-nascidos. Têm em comum a mesa, não o leito.

São de carne, porém, não vivem segundo a carne. Moram na terra, mas sua cidade é no céu."
(Da Carta a Diogneto (N.5-6: Funk 1,317-321) (Séc.II) - Os cristãos no mundo)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Recanto a cidade.

domingo, 18 de maio de 2014



Saudade dos toqueiros sorridentes!
Foto de Matheus Targé do Diário do Litoral, Santos.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Trabalhadores da Luz



"O capítulo 366 das Iluminações da Meca, a obra-prima do grande sufi Ibn-Arabi, é dedicado aos "ajudantes do Messias". Esses ajudantes(wuzara)plural de wazir; é o vizir que encontramos tantas vezes nas Mil e uma noites,são homens que, no tempo profano, já possuem as características do tempo messiânico, pertencem já ao último dia. Curiosamente — e talvez exatamente por isso —, eles foram escolhidos entre os não-árabes; são estrangeiros entre os árabes, embora falem sua língua.
(...) Graças a seus ajudantes, o Mandi pode compreender a língua dos animais e estender sua justiça tanto aos homens como aos jinn. Uma qualidade dos ajudantes é a de serem "tradutores"(mutarjim)da língua de Deus para a língua dos homens. Segundo Ibn-Arabi, todo o mundo nada mais é que uma tradução da língua divina, e os ajudantes, nesse sentido, são os realizadores de uma teofania interminável, de uma revelação contínua. Outra qualidade dos ajudantes é a "visão penetrante", com a qual eles reconhecem os "homens do invisível", ou seja, anjos e outros mensageiros que se escondem em formas humanas ou animais."
(AGAMBEN, Giorgio. "Os ajudantes" In Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 29)