quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

coitadinha da minha samambaia... aprendeu a comer lagartas tarde demais.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Campo sem querer

Manhã de 12 de janeiro de 2011.

Fui tomar um café na rua 11 de agosto e estava sentado na calçada um desses bêbados sujos e profetas, comendo um quibe com limão. Pedi um café pra moça, e um cara que estava na porta comendo um pão de queijo, lança:

Cara - … onde é a Toca de Assis.
Moça – ah eu sei que é ali pra baixo. É uma tristeza ver essa gente assim, eu tenho dó dos velhos, que foram abandonados pelas famílias, é triste e a gente ajuda, meu pai ajuda, dá comida, mas a maioria é esses homens novos, que você vê que tem capacidade pra trabalhar, tem tanto emprego no brasil hoje, a gente vê sempre chamada pedindo ajudante de pedreiro, faxineira, pode não ser um bom emprego, mas já é um começo né/
Profeta – e vocês acham que eles me dão alguma chance? Meu pai tentou me matar. Eu sou amigo de todo mundo, da polícia, eu sou amigo, do PCC também. Todos eles tentaram me cooptar, mas eu continuei firme.

Eu – foi você que perguntou da Toca ou ele?
Cara – Foi ele. Ah eu conheci a Toca no Rio de Janeiro.
Moça – ah você conhece? É ali pra baixo não é?
Eu – é, eu moro aqui perto e tinha uma Toca ali, mas não tem mais, fechou em 2008, eu acho.
Cara – ah, esses caras é assim, eles dão uma comida, faz a barba, e manda pra rua de novo.
Moça – o padre roberto ainda tá lá com eles?
Cara – num sei, num conheço.
Moça – ah o padre roberto é muito bom, nossa, eles são muito bons, eles moram com esses morador de rua na mesma casa, e eles não ficam assim impondo, sabe, tem uns que até bebem lá dentro, porque gente assim tem vez que não dá nem pra tirar a bebida mais, a pessoa passa mal se não bebe, e lá na Toca eles permite.
Cara – é a abstinência. Tem viciado em heroína que se você tira a heroína dele, ele morre. Então tem que substituir por outra droga.
Moça – É. Mas esse padre roberto é muito bom, uma vez eu ia nas missas dele, e ele faz as missas com os morador de rua tudo lá com ele na igreja, e tem hora que esses pessoal fica tudo louco e ele deixa eles dentro da igreja mesmo assim. Teve uma vez que um deles começou a gritar no meio da missa “Aee Robertão!! Aee Robertão!! Eu gosto desse cara!!” e ele ficou falando, assim, “calma, fica quietinho agora que é a hora da missa”.
Cara – é, tem a piada de um cara desses que aparece numa missa e começa a gritar “Eu sou jesus!! eu sou jesus!!”...
Eu – é, acho que não tem mais toca por aqui não..
Cara – ah tem uma ali perto daquela igreja..
Eu – perto da Universal?
Cara – é, eu pelo menos sempre vejo um monte deles ali.
Profeta – é no parque industrial que eles tão.
Moça – mas a Toca sabe, eles apesar de ter um trabalho tão lindo, eles recebem muita doação de alimento, mas dinheiro mesmo, pra pagar o aluguel, eles nunca recebem. O padre falava que tinham que pagar o alguel de 3 mil reais por causa da casa ser grande, para poder acolher esse povo né, mas ninguém dava.
Profeta – esse negócio de falar que não tem dinheiro é tudo mentira. Até eu que tô na rua tenho dinheiro.
(saca um real do bolso e pede uma pinga. A moça pergunta pra gente se vende ou não, porque tem medo que daí ele fique ali o dia inteiro. O profeta diz que vai beber e vai embora. Ele pega aquele copo cheio de pinga e bebe numa golada só, como se fosse água!!)
Cara – é, mas esse povo não é da Igreja? Dizem que tem aquela Canção Nova lá..
Eu – é, essa Canção Nova tem muita grana.
Cara – e vê se eles ajudam gente assim? Não. Outro dia eles tavam pedindo doação de ouro pra construir um templo.
Eu- pois é, eu vi isso, maior sujeira, por que eles pedem doação de ouro pra construir um templo? Que palhaçada.
Cara – é, inda se fosse pra usar o ouro pra alguma coisa, né.
Profeta – nunchaco, espada, eu sei tudo sobre isso. Eu sou muito bom de xadrez.
Eu – Mas você conhece a Toca de onde, você já veio pra Campinas?
Profeta – eu sou de Campinas.
Eu – ah então você sabe onde é.
Profeta – eu sei mas eu num tô achando.
Eu – é, que eles tão meio sumido, fechou um monte de casa, muita gente saiu fora. Outro dia eu encontrei uma mulher passando mal na rua, liguei lá na Toca e eles num quiseram saber, disseram que não tinham recurso.
Profeta – Recurso! Sei. Esses evangélicos, eles tem que ajudar sempre. Eles não podem negar ajuda. Mas tem vez que muita gente num ajuda. Melhor são os espíritas, esses sim são caridosos.
Eu – ah é? Não sabia não. Eles também acreditam em Jesus né.
Profeta – eu acredito em Jesus. In Jesus.. the true god. O Vaticano é um estado livre.
Eu – é, mas tem muita sujeira lá dentro, não tem?
Profeta – você sabe de onde vem esse papa, o Hatzinger?
Eu – da alemanha?
Profeta – da Opus Dei! Isso é o final dos tempos. O mundo está no final dos tempos. Os maias disseram que seria em 2012. Está chegando. Vai acabar tudo. Estamos no final. Eu posso estar aqui na rua, sujo, fétido, mas eu sei muito bem das coisas. Eu estou aqui, sujo, fétido. Mas eu sei de tudo. Eu sei de tudo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Regras

O livro mais assustador que eu já li na vida: as Regras de São Bento.

Meu Deus!! Franc Rodé foi substituído por um brasileiro!!

Vaticano: Arcebispo brasileiro vai presidir à Congregação para os religiosos

Bento XVI substitui cardeal Franc Rodè por D. João Braz de Aviz

Cidade do Vaticano, 04 Jan (Ecclesia) – Bento XVI nomeou hoje o arcebispo brasileiro João Braz de Aviz, de 63 anos, como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), no Vaticano.

O até agora arcebispo de Brasília substitui no cargo o cardeal esloveno Franc Rode, de 76 anos de idade, que atingira a idade máxima estipulada pelo direito canónico para exercer funções na Cúria Romana (75 anos), o conjunto dos organismos que coadjuvam o Papa no exercício da sua missão.

D. João Braz de Aviz nasceu em Mafra, Diocese de Joinville, a 24 de Abril de 1947. Depois de estudar Filosofia no Seminário Maior "Rainha dos Apóstolos" de Curitiba e na Faculdade de Palmas, completou os estudos teológicos, em Roma, nas universidades pontifícias Gregoriana e Lateranense.


Ordenado sacerdote a 26 de Novembro de 1972, foi pároco em várias paróquias, reitor dos Seminários Maiores de Apucarana e Londrina, bem como professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina.

Foi nomeado arcebispo de Maringá a 17 de Julho de 2002 e arcebispo de Brasília a 28 de Janeiro de 2004.

Desde a sua eleição, em Abril de 2005, Bento XVI nomeou um novo Secretário de Estado, substituiu nove prefeitos nas nove Congregações da Cúria Romana (duas vezes na Congregação para o Clero) e dez dos onze presidentes dos Conselhos Pontifícios, tendo ainda criado um novo Conselho, para a Nova Evangelização.

Segundo a Constituição "Pastor Bonus", de João Paulo II (28 de Junho de 1988), que reformulou a Cúria Romana, a CIVCSVA ocupa-se de tudo o que diz respeito aos Institutos de Vida consagrada (Ordens e Congregações religiosas, seja masculinas quer femininas, Institutos seculares) e as Sociedades de Vida apostólica, quanto a regime, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios.

Elenco

(Indica-se o ano de nomeação para o cargo. Em itálico, os nomeados por João Paulo II)

Secretaria de Estado do Vaticano (Secretário) – Cardeal Tarcisio Bertone (Itália) - 2006

Congregações

Doutrina da Fé – Cardeal William J. Levada (EUA) – 2005

Igrejas Orientais – Cardeal Leonardo Sandri (Argentina) – 2007

Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos – Cardeal Antonio Cañizares Llovera (Espanha) – 2008

Causas dos Santos – Cardeal Angelo Amato (Itália) – 2008

Evangelização dos Povos – Cardeal Ivan Dias (Índia) – 2006

Clero – Cardeal Mauro Piacenza (Itália) – 2010

Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica – Arcebispo João Braz de Aviz (Brasil) - 2011

Educação Católica (Seminários e Institutos de Estudo) – Cardeal Zenon Grocholewski (Polónia) - 1999

Bispos – Cardeal Marc Ouellet (Canadá) – 2010



Conselhos Pontifícios

Leigos – Cardeal Stanislaw Rylko (Polónia) - 2003

Promoção da Unidade dos Cristãos – Cardeal Kurt Koch (Suíça) - 2010

Família – Cardeal Ennio Antonelli (Itália) - 2008

"Justiça e Paz" – Cardeal Peter Turkson (Gana) - 2009

"Cor Unum" – Cardeal Robert Sarah (Guiné-Conakry) - 2010

Pastoral dos Migrantes e Itinerantes – Arcebispo Antonio Maria Vegliò (Itália) - 2009

Pastoral da Saúde – Arcebispo Zygmunt Zimowski (Polónia) - 2009

Textos Legislativos – Arcebispo Francesco Coccopalmerio (Itália) - 2007

Diálogo Inter-religioso – Cardeal Jean-Louis Tauran (França) - 2007

Cultura – Cardeal Gianfranco Ravasi (Itália) - 2007

Comunicações Sociais – Arcebispo Cláudio Maria Celli (Itália) - 2007

Nova Evangelização – Arcebispo Rino Fisichella (Itália) – 2010

OC

Lixo Stalker

No bairro onde mora minha mãe, as pessoas jogam coisas muito interessantes no lixo. Hoje, conheci um cara que sai com seu carro dando rolê pelo bairro toda manhã em que é dia de coleta de lixo reciclável. Ele coletou dois quadros enormes, pintados por crianças, no lixo essa manhã. Pena que ele chegou antes de mim... as telas eram boas mesmo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

breve anotação de campo

Ressurgimento do padre em dezembro de 2010, sob uma nova roupagem.

Atualizações recentes no que diz respeito a vida contemplativa em janeiro de 2011: há um sublinhar da vida contemplativa, que é fortalecida e evidenciada. Restaura-se a história da comunidade a partir do carisma da vida contemplativa (enfocando-se na primeira casa, a Bendita Árvore da Cruz, e com isaso, no padre fundador, que é resgatado, no passado, para fortalecer um presente que se constitui em sua ausência) e fortalecem-se casas voltadas apenas para a vida contemplativa - são quatro casas hoje, da vida contemplativa feminina. Inclusive a casa de Vinhedo se reinstaurou. Continua a casa de Londrina, grande modelo, e mais uma no Ceará e outra que não me lembro agora onde é.

No fortalecimento da vida contemplativa nas casas, a questão do viver sob a divina providência também é fortalecida: me parece que aqui na contemplação, eles encontraram a válvula de possibilidade da continuidade do viver de doação, prática que antes se queria desinstituir devido as regras do direito canônico a proibir.